Tutorial: Alisando o cabelo em casa

ATENÇÃO!!! ANTES DE CONTINUAR LENDO ESSE TEXTO, FALOR ATENTAR PARA AS SEGUINTES CONSIDERAÇÕES:

1) Eu não sou profissional do ramo capilar. Nunca fiz curso, escola, faculdade nem nada do tipo. Sou apenas uma pessoa com bastante auto-conhecimento sobre o próprio cabelo e no máximo sobr o cabelo da minha cobaia, a.k.a, minha mãe.

2) Como eu disse no post anterior não existem tratamentos milagrosos no quesito “alisamento de cabelos”. Se seu cabelo, como o meu não é liso de natureza, não existe ainda nenhum tratamento genetico que faça os fios nascerem lisos (infelizmente ou felizmente, sei lá) então apenas fontes de calor podem alterar temporariamente a estutura do fio (escova com secador e/ou chapinha) e apenas fontes químicas podem alterar pemanentemente a estrutura dos dios já existentes e nunca dos que vão nascer, sendo assim um tratamento químico requer MUITO cuidado e MUITA manutenção.

3) O único jeito de saber se sua pele e seu cabelo são sensíveis a um determinado tipo de química é testando. e para testa ninguém melhor indicado que um profissional formado na arte de mexer com os cabelos, ok? Vá em um salão de sua TOTAL confiança (não se deixe levar por fatores como preço mais em conta, oui phynesse do salão. As vezes a dona Marilda do salão da esquina cobra preços razoáveis e ´´e muito melhor que o salão com luzes de neon e chá marroquino do bairro mais xique da cidade).

4)Se você pinta o cabelo e quer alisar ou alisa e quer pintar pelo amor de Deus, procure um profissional para e faça o teste com pelo menos duas semanas de antencedência, e teste em trê parte do cabelo: frente, meio e parte de trás. Essas duas semanas mostrarão como seu cabelo se comporta com a quimica em diferentes partes do seu cabelo.

5) Se você mesmo assim quis fazer uma auto-arte na sua cabeça e saiu tudo errado… não se despere! Cabelo cresce depois. Mas, mesmo assim procure um bom dermatologista, um profissional de cabelos que te indicará produtos de reconstrução e mãos-a-obra que o mundo não para de girar porque seu cabelo caiu. E só para constar isso já aconteceu comigo e foi em um salão! Mas, eu sobrevivi para contar a história depois. ;)

Olá, sou a Renata, 30 anos, viciada em maquiagem, livros, coca-cola com Twix, tatuagens, punkrock e com ascendência multietiencia: tem indio, portugues, espanhol, italiano, grego e aposto que deve ter negros também (apesar de eu não ter conhecido nenhum na família) porque eu sou branca, branca, de pele sensivel daquelas que ficam vermelhiiiinhas no sol, e um cabelo crespo, mas tão crespo que se eu não cuidar dele, nenhum pente consegue domar o bichinho.

Aliso o cabelo desde os 12/13 anos e já experimentei de tudo: Alisabel, Alisa&tinge, guarnidina, escova progressiva com muito formol, e hidróxido de sódio.

Depois de todas essas experiências cabelereisticas descobri que com o ultimo produtinho ai da lista meu cabelo/ pele se comportam muito bem.

Aliás, descobri o produto com um cabeleireiro no bairro da Mooca que depois sumiu do mapa….rs. Cansada de gastar rios de dinheiro nos salões para meu cabelo NUNCA ficar do jeito que eu queria aprendi por metodos empiricos (ou seja faça você mesmo) a alisar, escovar, hidratar e cortar as madeixas. Então raramente vocÊ me verá dando dicas de qual salão ir porque eu simplesmente não vou (mãos eu faço em casa e pés nos anjos do Doctor Feet).
Então ano passado depois de não aguentar mais retocar a raiz do cabelo de dois em dois meses com os produtos da Saloon Line (que são bons, mas não fortes o bastante para domar a juba) descobri um site que vende produtos profissionais e tcharam! Lá encontrei o produto que o maravilhoso cabeleireiro da Mooca usavana no meu cabelo!

Revlon Professional Realist – Pofessional Creme Rrelaxer

Ou seja gente: é um relaxante para cabelos, um pouco mais fraco que o alisante. Na foto também está o Morrocan Oil que virou parceiro “de crime” pós alisamento porque ele recupera MESMO a fibra do cabelo.

Então vamos ao “como faz”:

Na primeira foto vocês podem obsevar que há uma daquelas tigelinhas de pinura de cabelo e um pincel. Esses itens são indispensáveis para pode mexer com quimica em casa:

Foto2: Raiz do cabelo sem química

Aqui vocês podem ver que a raíz está com pelo menos dois dedos de comprimento: Esse é o tamanho MÍNIMO par poder aplicar a quimica em seguança.

Foto 3: Cabelos divididos.

Divida o cacelo em cinco partes e opte por usar prendedores plásticos: eles não entram em reação química com o produto e logo, não passam a reação para seu cabelo. Ah sim: use sempre luvas em todo processo para evitar que suas mãos entrem em contato com o cabelo.

Par proteger o escalpo/ couro cabeludo eu costumo usar reparados de pontas de silicone na raíz. Vou passando as gotinhas em cada pedaço do couro cabeludo, testa, orelhas e nuca. É muito importante que tudo esteja protegido para que a química não caia em contato direto com sua pele. E se você estiver com algum machicadinho, adie pára quando ele melhorar.

Foto 4 (By Google): Como NÃO aplicar a quimica:

Você deve aplicar a quimica começando da nuca e seguindo para frente e NUNCA extrapolar o tempo de teste do produto. Se seu cabelo aguenta 15 minutos com a quimica, em 15 minutos você deve enxaguar seu cabelo. Portanto, as vezes é bom ontar om ajuda de uma amiga/mãe/ irmã para agilizar o processo.

Foto 5: Pode repassar a quimica em cima da parte já alisada?

Isso depende sa resistencia do seu cabelo. Eu aliso o cabelo a cada três meses. Quando eu sinto que ele esstá começando a ficar rebelde nas pontas também após uns 10 minutos da quimcia na raiz eu puxo o produto até as pontas. Mas, o tempo de resistencia do meu cabelo à quimica é 30 minutos, então dá tempo de eu aplicar a quimica em toda raiz, depois voltar puxando para as pontas e faço isso só de vez em quando porque a química abre as escamas e enfraquece os frios.

Foto 6: Neutralizando a quimica

Adeptas da progressiva me joguem pedras, mas eu tenho uma opinião firme quanto a ficar com a quimica no cabelo mais que um dia após a aplicação e eu acho que aquilo pode deterioriar sua pele e fios de forma muito radical. Quimica para mim é como nas aulas de química da escola: ´para ela parar de faezr o efeito desejado deve ser neutralizada (lembram? acido+base = sal + agua). O produtoi que estou usando é Huidroxido de sódio, e para ele existem bosn shampoos neutralizantes que fazeme exatamente o que a gente fazia na escola ans aulas de química: neutraliza os efeitos para que o produto não fique mais em contato com sua pele. E também há o condicionador que é formulado especialmente para repor nutrientes que seu cabelo perde no processo quimico.

Foto6: Cabelo pós lavagem
Liso, desmilinguido, ressequido e sensivel. Viu? Quimica não é brincadeira

Foto7: Morrocan Oil Efects
Impressionante como só de ele encostar noi cabelo, o cabelo murcha…..rs

Foto8: Touca térmica pode?
Eu acho que pode desde que você não tenha tinta no cabelço, porque a touca termica abre as escamas e permite o creme penetrar nos fios. Mas se você tem tinta o cabelo pode desbotar com o calor.

Garfield me ajudando, porque ninguem merece tirar foito de touca termica.

Foto9: Pós touca térmica
Cabelos mancinhos e sedosos

Foto 10: Aparando arestas:
Se você decidir se aventurar a corta o cabelo em casa, por favor, se disponha a compar uma tesoura para esse fim – tem tesouras de todos os preços e qualidades e com R$ 30 você compra uma bem digna como essa, de aço inferrujavel….rss

Foto11: Vamos escovar?
Eu sempre faço escova quando lavo o cabelo. Me incomoda demais a sensação de cabeçlo molhado e eu gosto dos fios bem comportados. Então sempre uso um leave-in térmico. Mas, depois do Morrocan Oil descobri que o Leave-in (creme modelador) da marca é otimo quando misturado ao meu leave-in termico: os cabelo ficam muito macios, cheirosos e a escovação é muito mais rápida

Foto12 e 13: Pós escovação e corte
Olha que raiz lisinha

Olha o meu corte nada profissional:

Foto14: Cabelo dignidade 100, Renata dignidade 0

Resultado final da bagunça toda e eu sem maquiagem nenhuma. O Horroorrrrrr.

About these ads

11 Respostas

  1. gostaria de saber onde comprar o alisante revlon professional realist
    e quanto ele custa

    • Renata, fiz umas luzes no meu cabelo no carnaval e agora quero pintar pra tirar essa cosia ressecada e horrivel que ficou meu cabelo, vou pintar esse fim de semana, você acha que posso passar esse produto no meu cabelo após passar esse produto ou pinto primeiro e espero um pouco pra depois passar o alisante? ou por ppintar não posso passar???

  2. Oi! Renata por favor me informe qual o site que vc comprou o realistic revlon, pois estou desesperada procurando nos sites e não encontro. Quero o pote grande, pois as idas aos salões estao ficando muito caras. obr

  3. Oi Re, cheguei aqui nao sei como e adorei. Mas ao assunto do cabelo. meninaaa pare de alisar e assuma seu cabelo cacheado, falo isso por experiencia, nao tenho cabelo crespo, mas sempre quis ter o cabelo lisisssimo.. tenho pouquissimos cabelos, finos, e alisava, acredite, fazia progressiva.. brinco que queria ficar japonesa.. kkk porem tudo isso e ainda loura.. to quase careca.. é a treva!!

  4. Olá Renata!
    Cheguei no seu blog através de minhas “andanças” pela net e como gosto sempre de participar e comentar os tópicos interessantes que leio, vim comentar o seu!

    Achei bacana a maneira como você compartilhou de como relaxa suas madeixas em casa. Realmente é mais econômico, porém é preciso saber bem o que se está fazendo e acertar nas escolhas dos produtos! Como cada cabelo é um cabelo, a variedade ofertada nas lojas de cosméticos muitas vezes nos confunde e nem sempre se acerta a mão.

    Eu já fui adepta do relaxamento, alisamento e escrava da guanidina. Mas eu nunca gostei de cabelo liso, apesar de ter um cabelo impressionantemente crespo e difícil de lidar.
    Resolvi me livrar da guanidina, passando mais de 6 meses sem nada aplicar no cabelo, a não ser massagens e hidratações para reestruturar os fios enquanto esses cresciam.
    Mudei para o permanente afro. Sou negra e o permanente faz o meu cabelo ter uma identidade mais próxima do meu tipo. E estou imensamente satisfeita com meus cachinhos.
    Logicamente não o faço em casa, pois os procedimentos para tal necessitam de um especialista à altura, e fazer em casa pode ter certos riscos.

    Fica a cargo do gosto de cada um né? Mesmo quando eu usava a guanidina, eu trançava os cabelos toda as noites pra no dia seguinte desmanchar e ter um cabelo com ondas soltas e naturais!

    É isso, bjinhos! :-)
    Bjinhos

  5. ADOREIIII Rê!!!!
    PARABÉNS! ESSE TRABALHO NÃO É PRA QUALQUER UMA NâO!

  6. [...] Tutorial: Alisando o cabelo em casa « Viva La Futilité  » http://vivalafutilite.wordpress.com [...]

  7. Oi Renata
    Adorei o seu post!
    Eu tbm sou uma auto-cabelereira!! rs…
    Eu uso o Tioglicolato de amônia, pra mim era a mesma coisa do Hidróxido de sódio… (eu nunca fui bom em químicaa!)
    Mas que seja, fiquei sabendo do seu blog pq sigo o seu perfil no flickr, e adorei as dicas!
    Só ficou faltando o site que vende os produtos profissionais!!
    Será que pode me mandar o link por email?
    bjs

  8. Amei esse tutorial.

    Fiz relaxamento em salões algumas vezes, pagando bem caro pros meus padrões, e nunca gostei do resultuado. Eu e minha irmã fazemos em casa mesmo, sempre com a especialista formanda e pós graduada na universidade da maternidade eterna: dona Therezinha, que passa o creme e apara as pontas. Por sinal, minha mãe, depois de um alisamento em salão, ficou com queimaduras tão sérias que em alguns lugares nem nasce mais cabelo.

    Rê, cê acha que os produtos da Salon Line são fracos? Puxa! Tem uns que eu tenho que dexar 10 minutos, senão eu fico totalmente sem cabelo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: